----- Mensagem original ----
De: hamacker <sirhamacker@gmail.com>
Para: Gustavo Tux <govatux@gmail.com>
Cc: Claudio Rocha de Jesus <crochadejesus@yahoo.com.br>; Forum Debian <debian-user-portuguese@lists.debian.org>
Enviadas: Quinta-feira, 19 de Abril de 2007 10:23:29
Assunto: Re: MAILDIR

Nao existe melhor.
POP voce baixas as mensagens para o seu navegador de emails, é
basicamente um repositorio de mensagens.
IMAP é um serviço, semelhante a um banco de dados onde as mensagens
ficam armazenadas no servidor e lá voce pode criar pastas, subpastas,
mover as mensagens de lugar, excluir, etc... tudo o que o leitor de
emails tem que fazer é enviar comandos/instruções para manipular essas
mensagens na base.

Obviamente IMAP nasceu para ser usado em servidores que usem formato
MAILDIR, onde cada mensagem é um arquivo.
Numa mesma empresa, é melhor usar ambos POP3 e IMAP, porque se por uma
lado usando IMAP voce faz o backup do servidor e está salvando os
emails de todos na empresa, por outro lado, voce pode ter funcionários
que podem ter a necessidade de manter mensagens sigilosas apenas no
seu computador e portanto POP3 lhe é mais conveniente.

Portanto, um não supera o outro, são apenas necessidades diferentes. A
maioria pode usar tranquilamente IMAP e centralizar no servidor, porém
ainda assim vai ter alguns como programadores que recebem muita
mensagem de lista de discussão que prefere economizar os bytes da
empresa salvando-as no seu proprio computador.

http://br.messenger.yahoo.com/