Re: Decretada pena de morte ao Debian | off-topic

On 18/04/07, Zandre Bran <zandrebran@gmail.com> wrote:
On 4/18/07, Rodolfo Allan <rodolfo.allan@gmail.com> wrote:

> Olha acho que é a respeito de ser mais user-friendly que o Debian
> (ahn, estranho afirmar isso). Em certos termos é mais parecido com o
> Windows, mas isso é só bobeira, é completamente possível e fácil
> deixar o Etch extremamente "user-friendly" até mais que o Ubuntu. Eu
> fiz isso aqui.

    Eu não entendo isto. Por mais que tente, o meu sistema não fica
igual ou parecido com o Windows, Mac ou Solaris. São softwares
diferentes. Não entendo isto.

Você tem toda razão, porém falando a grosso modo, para um usuário bem
limitado, o que é o Windows? Alias, para ele, o que é o computador de
uma forma geral se não uma caríssima máquina de escrever que toca
música e acessa a internet?

Então, quando digo deixar parecido ao Windows ou coisa assim, estou
falando se skins e comportamento de tela, nada mais. Aqui em casa
deixei o debian de forma que se algum desavisado senta pra usar, verá
o botão iniciar (kbfx), o Word (crossover), o Internet Explorer
(crossover) e o Winamp (xmms).

Minha idéia com isso é tirar aquela visão besta que a maioria tem de
que Linux é um bicho de 7 cabeças e que é muito mais complicado que o
Windows.

Mas sim, são softwares inteiramente diferentes.

O Solaris eu não conheço, pedi um daqueles cds gratuitos no site lá da
sun e não chegou ainda.

Eu uso Debian por que gosto e por que é mais fácil pra mim. Esta
versão que está aqui até tem uma história interessante, instalei-a em
setembro de 2005. Fiquei com ela no disco mas usava mais o Windows.
Deixei o pc desligado, sem uso por um ano e fiquei usando um notebook
com o Kubuntu. Quando devolvi o note, desenterrei peguei este HD pra
usar. Estava acostumado já com o Kubuntu e ia tirar o Debian pra
coloca-lo. Ai, no dia D liguei, tava tudo desconfigurado pois era uma
outra máquina, porém, depois de configurar o X e mais umas coisas tudo
voltou a funcionar como se eu nunca tivesse trocado nada e depois de
300mb de updates tava perfeito, ai eu desisti de usar o Kubuntu,
configurar as coisas no Debian é tão mais fácil, ele dá mais controle,
você sabe bem o que esta fazendo e onde encontrar tudo. No kubuntu o
painel de controle é meio, digamos, limitado. Não troca temas de kdm
por exemplo, tem que instalar o suporte. Pra transformar o Kubuntu em
Debian uso logo o próprio.

Um grande abraço
Rodolfo.