----- Mensagem original ----
De: Zandre Bran <zandrebran@gmail.com>
Para: _LISTA DEBIAN <debian-user-portuguese@lists.debian.org>
Enviadas: Quarta-feira, 18 de Abril de 2007 1:47:59
Assunto: Re: Decretada pena de morte ao Debian | off-topic

On 4/18/07, Rodolfo Allan <rodolfo.allan@gmail.com> wrote:

> Olha acho que é a respeito de ser mais user-friendly que o Debian
> (ahn, estranho afirmar isso). Em certos termos é mais parecido com o
> Windows, mas isso é só bobeira, é completamente possível e fácil
> deixar o Etch extremamente "user-friendly" até mais que o Ubuntu. Eu
> fiz isso aqui.

    Eu não entendo isto. Por mais que tente, o meu sistema não fica
igual ou parecido com o Windows, Mac ou Solaris. São softwares
diferentes. Não entendo isto.

    Não vejo diferença do Ecth para o Ubuntu 6-10. Vi uma enorme
evolução no tasksel do Sarge para o Stable (Etch). Com alguns cliques
tenho um desktop todo montado, sem precisar me preocupar com seleção
de pacotes ou configurações. Basta na instalação marcar, ambiente
desktop, laptop se for o caso e sistema básico. Pronto.

    Também dizer que o Ubuntu é amigo penso ser esquisito. Já viu né,
pppoeconf, pon dsl-provider, ifconfig. Pensando assim, o Fedora está
um pouco a frente. É possível conectar DSL via interface gráfica. Ou
vai dizer para o usuário, abre o terminal, loga root...

    Não desmerecendo o Ubuntu, uso esta distro, assim como Fedora. Mas
como disse não entendo alguns argumentos. Creio que é mais uma questão
de impressão. Tipo conect people, Hello moto ou Linux para Humanos.

    O interessante é que na página principal do ubuntu.com tenho:

Ubuntu CDs contain only free software applications; we encourage you
to use free and open source software, improve it and pass it on.

   Mas isto não inteiramente verdade. Na 6-10 existem alguns drivers
propietários que são instalados por default, sem questionamento ao
usuário sobre isto.

   Isto é outra conversa. Fim.

> Abraço
> Rodolfo.