Internet não funciona

Olá pessoal,
bem estou com um problema aqui, minha internet não funciona, simplesmente parou de funcionar 5ª feira
eu não estava mexendo nela, nem instalando nada, estava lendo email e usando o matlab,
1º pensei que era a placa de rede q foi pro pau, porém testei no Windows e esta funcionando,
no Linux consigo pingar os demais computadores da rede interna, e acessar pagina da net digitando o ip no links (somente no links), porém não consigo fazer mais nada, não acessa nada por http, alguem tem alguma ideia de como resolver veste problema.

Atenciosamente
Daniel Lohmann
UFSC