Re: [OT] Script roda via comando mas não pelo cron

Sempre q vc vai fazer backup é interessante parar o serviço que está
'backupeando' p/ que vc não corra o risco de backup ficar
inconsistente0

Bem, na verdade eu estou começando a testar esse sistema de backup, pois até então eu fazia em dvd.
Com certeza estarei ampliando os recursos, até chegar num denominador que seja o ideal.
Sua idéia é válida e isto foi pensado sim, mas estou começando em conseguir efetuar o backup, e consegui!

Aqui não está dando uma resposta precisa - isso é um dos grandes
problemas da computação hj em dia - mensagens inúteis, que dizem algo
mas fazem outra coisa. No caso do cp, tirei isso da infopage:

   An exit status of zero indicates success, and a nonzero value
indicates failure.

Então o correto seria fazer algo como:

cp pasta1 pasta2  && echo copiado com sucesso

Mais correto ainda (essa foi boa hein hehe), seguindo os principios
unix, seria não falar nada exceto se houvesse algo p/ falar (um erro):

cp pasta1 pasta2  || echo problemas com backup

Com relação a mensagem, coloquei-a para fazer um teste, pois os arquivos são muitos e não dava pra saber se estava copiando ou não.
Cirei este artifício pq não sabia de outro (rs), pelo menos assim eu sabia que ele estava chegando na próxima linha.
Na verdade minha intenção era fazer com que ele vá colocando pontos (.....) na tela,  até que cada comando termine. Para ppelo menos dar idéia de que o backup está sendo feito.

De quebra, isso já ajuda vc a saber se o backup foi completado com sucesso!
No caso, se vc não tem um programa tipo logcheck E alguém que lê os
e-mails dele, seria interessante mandar um e-mail também, p/ não ter
desculpa:

cp pasta1 pasta2  || (echo problemas com backup; comando_que_manda_e-mail; ...)

Legal o recurso, vou testar...

Uma pergunta: p/ fazer o backup do moodle precisa ser o root??

Realmente não precisa, mas como eu só estou com esse usuário  na máquina teste, foi com ele mesmo que eu testei.

Valeu pelas dicas.
[]ão

--
_O/