Dúvida com grupos e usuarios no samba

Bom dia a todos,
Procurei na net e não encontrei o comando que me ajude, bom vamos lá
tenho vários grupos e vários usuários no meu servidor, gostaria de saber se
tem como eu listar os usuários e a quais grupos eles pertencem via shell.

Minha maior necessidade e trocar a senha de 04 usuários que estão no grupo users.

Em resumo eu preciso saber trabalhar com grupos e usuarios no samba, permissão de escrita, ou somente leitura.

Exemplo, eu tenho 20 usuarios no grupo users desses 20 somente 04 podem alterar os demais somente leitura, como fazer isso
em linha de comando.

Fico grato
Anderson