Re: Dúvida com grupos e usuarios no samba

On 03/24/2007 11:15 AM, Anderson Marcelo wrote:
> Bom dia a todos,
>
> Procurei na net e não encontrei o comando que me ajude,
> bom vamos lá tenho vários grupos e vários usuários no
> meu servidor, gostaria de saber se tem como eu listar
> os usuários e a quais grupos eles pertencem via shell.

	Devo imaginar que você está usando smbpasswd ou
tdbsam. Como você não especificou a versão do Debian ou
do Samba que você está usando, deve ser 3.0.14a (Sarge)
ou 3.0.24 (Etch).

	Você pode usar o 'id <usuario>' se o mapeamento
da libnss estiver certo (via PAM, LDAP ou winbind) ou
você pode usar o net/pdbedit pra obter essas informações.

> Minha maior necessidade e trocar a senha de 04 usuários
> que estão no grupo  users.

	Hmmm... 'smbpasswd <usuario>'?

> Em resumo eu preciso saber trabalhar com grupos e usuarios
> no samba, permissão de escrita, ou somente leitura.

	O comando 'net groupmap' cuida dos mapeamentos mais
ligados ao mundo "MS Windows", mas pro samba, no final, tudo
é um usuário/grupo unix. Então, em resumo, você precisa ser
mais claro e dar mais detalhes pra entendermos do que se
trata exatamente o seu problema.

> Exemplo, eu tenho 20 usuarios no grupo users desses 20
> somente 04 podem alterar os demais somente leitura, como
> fazer isso
>
> em linha de comando.

	Isso você faz no smb.conf ou usa POSIX ACLs, não
tem uma relação direta como Samba, você pode fazer pelos
dois, mas em linha de comando vai ser mais fácil fazer com
ACL.

> Fico grato
> Anderson

	Abraço,