configuração em notebook

Caros;

Peguei um notebook de um amigo para exorcisar! A máquina é uma HP Pavilion e instalei o ultimo release do testing. Tudo beleza e o cara saiu feliz da vida.
Porem ele me procurou hoje relatando 1 problema:

De 30 em 30 boots o fsck entra em ação para fazer a checagem do filesystem ext3. Tudo bem que isso seja necessário ou até mesmo saudavel, mas tenho de concordar com ele: se você liga o note para mostrar algo rapidinho a alguém e tem de esparer o fsck para completar o boot é ruim de mais, além disso ele come a bateriaque, dependendo de onde se está, pode fazer com que ele fique na mão por falta de uma tomada. Não conheço a distro Fedora Core, mas ele me disse que nesta distro aparece um menu interativo que pergunta se você quer fazer a checagem, e após 5 segundos sem resposta ele continua assim mesmo. Ele perguntou se não tem como implementar algo assim no debian.