Re: Switch ligado em switch

Senhores,

Sugiro que leiam o que escrevi na íntegra. O que escrevi não contesta o que está escrito no documento
que nosso colega sugeriu no link, apenas explica o porquê. O problema de certos documentos é que
quem lê, frequentemente não conhece a ciência por trás dos dogmas. E aceita o que está escrito,
porque quem escreveu é um semideus da área. Se o cara falou, tá falado e ninguém contesta. E assim
vamos sendo levados no bico. Só pra constar, já peguei várias babaquices em documentos tidos como
referência.

O que eu disse foi: "Não precisa ligar os pinos 4, 5, 7 e 8. Não no caso do nosso colega", *POR QUÊ*?
Porque, primeiro: não é um caso de extrema necessidade de seguir normas técnicas. Segundo, não vai
fazer a menor diferença, seja no caso dele, seja na grande maioria dos casos.
Se vocês conhecessem um pouco sobre a física envolvida, veriam que o documento fala em "Common
Mode Terminations", ou seja, "Terminações em Modo Comum". Isso significa que os pinos do conector
dentro do equipamento teriam de ter "terminadores", que nada mais são do redes de
capacitores/indutores/resistores que servem para acoplar os fios ao terra do equipamento. A nota
também fala que esse procedimento é específico (pelo menos no caso desse documento) para o
equipamento CISCO PA-4E, que possui esses terminadores internamente.

Se não me engano, na minha explicação eu falei que a proteção teria de ter esse tipo de acoplamento
para funcionar, caso contrário, seriam inúteis. O fato é que a maioria dos switches e placas de rede que
temos por aí não têm esse acoplamento, para diminuir custos, portanto, tanto faz ligar ou não ligar os
fios, já que a proteção não vai mesmo funcionar. A nota também diz: "terminations should be used", ou
seja, "terminadores deveriam ser utilizados". A nota sugere, mas não obriga. Também é bom não
confundir *NORMA* com *RECOMENDAÇÃO*.

Caso não tenham notado, o documento também é bem antigo pois fala somente de Ethernet 10BaseT.
Não fala em 100BaseT ou 1000BaseT. Só pra citar um exemplo: a infraestrutura de rede da Refinaria
Getúlio Vargas (REPAR) da Petrobrás, em Araucária, não utilizava os pinos 4, 5, 7 e 8 há alguns anos
atrás, quando os equipamentos de rede eram 10BaseT. Isso porque um cabo Cat 3 com oito fios era
quase o dobro do preço do que um Cat 3 com quatro fios. Os equipamentos eram todos Cabletron ou
3Com. Agora eu pergunto: será que os engenheiros que projetaram o cabeamento de rede da refinaria
(e, da região Sul do Brasil toda) seriam profissionais tão medíocres que se esqueceram de seguir normas técnicas na maior rede de telecomunicações corporativa do país, numa das maiores empresas do mundo, reconhecida pela competência? Acho que não...

Claro que devemos seguir normas técnicas, como bons profissionais. Mas como bons profissionais,
também temos de ter bom senso pra discernir o que deve e o que não deve ser feito, em função das
circunstâncias, da disponibilidade de recursos, da necessidade, etc. Também devemos nos esforçar pra
entender o porquê das coisas e não seguir cegamente o que um ou outro falam por aí e, sobretudo,
*entender* o que está escrito nesses manuais...

Agora, se nós vamos ficar aqui medindo quem é que sabe mais, estou fora. Meu interesse aqui é ajudar
quem precisa, da mesma forma que tenho sido ajudado por vários dos colegas aqui da lista. E não ficar
medindo conhecimentos inutilmente, só pra mostrar quem é o mais sabidão.

A propósito: dá mais trabalho conectar todos os fios ou cortar quatro e ligar apenas quatro? :-)

Peço desculpas se alguém se sentiu ofendido pelo fato de eu ter comentado minha experiência. Só
quero dizer que também não gostei do modo como fui contestado: "NÃO", "ERRADO". Sugiro um pouco
mais de polidez, e informar porque acham que a informação está errada, dando suas referências e
sugerindo revisões, já que aqui é um fórum de discussão e não um ringue de lutas. Não tenho problema
nenhum em reconhecer um erro meu. Só que se alguém quiser me contestar, que seja com fatos e
dados, não com retórica e meias verdades.

Atenciosamente,

Paulo de Souza Lima
Curitiba/PR
Linux User 432358