Re: Switch ligado em switch

Em Terça 06 Março 2007 14:58, Paulo de Souza Lima escreveu:
> Senhores,
>
> Sugiro que leiam o que escrevi na íntegra. O que escrevi não contesta o que
> está escrito no documento que nosso colega sugeriu no link, apenas explica
> o porquê. O problema de certos documentos é que quem lê, frequentemente não
> conhece a ciência por trás dos dogmas. E aceita o que está escrito, porque
> quem escreveu é um semideus da área. Se o cara falou, tá falado e ninguém
> contesta. E assim vamos sendo levados no bico. Só pra constar, já peguei
> várias babaquices em documentos tidos como referência.

Essas pessoas têm a tua tão clamada experiência profissional...
Ou a deles vale o mesmo que a tua, ou a tua _também_ não vale nada...

> O que eu disse foi: "Não precisa ligar os pinos 4, 5, 7 e 8. Não no caso do
> nosso colega", *POR QUÊ*? Porque, primeiro: não é um caso de extrema
> necessidade de seguir normas técnicas.

Anh?
Você tem quantos anos de experiência mesmo?
Não importa se você vai ligar 2 computadores no teu quarto ou uma rede de 1kk
de computadores: as normas técnicas devem ser seguidas SEMPRE.
Por quê? Simples: você não pode prever o crescimento (ou não) da, no caso,
rede.

É a mesma coisa que falar "não precisa escrever corretamente... É apenas um
E-mail".
As regras gramaticais foram feitas para serem seguidas sempre, não apenas na
redação do vestibular.

> Segundo, não vai fazer a menor
> diferença, seja no caso dele, seja na grande maioria dos casos.

Nesse ponto concordo contigo: hoje não faz a menor diferença para ele.

> [...]
> conhecessem um pouco sobre a física envolvida, veriam que o documento fala
> em "Common Mode Terminations", ou seja, "Terminações em Modo Comum". Isso
> significa que os pinos do conector dentro do equipamento teriam de ter
> "terminadores", que nada mais são do redes de
> capacitores/indutores/resistores que servem para acoplar os fios ao terra
> do equipamento. A nota também fala que esse procedimento é específico (pelo
> menos no caso desse documento) para o equipamento CISCO PA-4E, que possui
> esses terminadores internamente. Se não me engano, na minha explicação eu
falei que a proteção teria de ter
> esse tipo de acoplamento para funcionar, caso contrário, seriam inúteis. O
> fato é que a maioria dos switches e placas de rede que temos por aí não têm
> esse acoplamento, para diminuir custos, portanto, tanto faz ligar ou não
> ligar os fios, já que a proteção não vai mesmo funcionar. A nota também
> diz: "terminations should be used", ou seja, "terminadores deveriam ser
> utilizados". A nota sugere, mas não obriga. Também é bom não confundir
> *NORMA* com *RECOMENDAÇÃO*.

Verdade... Para reduzir custos os fabricantes não colocam isso...
Por quê? Porque o pessoal fala: "ahh... É só isso? Então não precisa seguir as
normas..."
Porque eu, como fabricante, vou gastar material para fazer algo que você,
usuário, vai aproveitar apenas em casos específicos?

> [...]
> atrás, quando os equipamentos de rede eram 10BaseT. Isso porque um cabo Cat
> 3 com oito fios era quase o dobro do preço do que um Cat 3 com quatro fios.
> Os equipamentos eram todos Cabletron ou 3Com. Agora eu pergunto: será que
> os engenheiros que projetaram o cabeamento de rede da refinaria (e, da
> região Sul do Brasil toda) seriam profissionais tão medíocres que se
> esqueceram de seguir normas técnicas na maior rede de telecomunicações
> corporativa do país, numa das maiores empresas do mundo, reconhecida pela

Acho que sim.
Espero que você ainda se lembre que você está no país do jeitinho e aquele que
oferece a melhor solução custo x benefício leva. E não quem oferece a melhor
solução baseada em qualidade.
Não vou ser hipócrita: também sou um profissional medíocre que não segue as
normas (não documento meus projetos pessoais, minha rede doméstica é feita
com cabos pendurados, etc.).
Assim como no mundo inteiro leva quem oferece a solução mais barata. =]
É isso que chamam de "humanos"... =]

> Claro que devemos seguir normas técnicas, como bons profissionais. Mas como
> bons profissionais, também temos de ter bom senso pra discernir o que deve
> e o que não deve ser feito, em função das circunstâncias, da
> disponibilidade de recursos, da necessidade, etc. Também devemos nos
> esforçar pra entender o porquê das coisas e não seguir cegamente o que um
> ou outro falam por aí e, sobretudo, *entender* o que está escrito nesses
> manuais...

Vero.
Mas, como bons profissionais, devemos _sempre_ orientar nossos clientes para
que esqueçam aquela histórinha bonitinha de que "dá para fazer um bom serviço
barato".
"Qualidade" != "preço baixo"...

> Agora, se nós vamos ficar aqui medindo quem é que sabe mais, estou fora.
> Meu interesse aqui é ajudar quem precisa, da mesma forma que tenho sido
> ajudado por vários dos colegas aqui da lista. E não ficar medindo
> conhecimentos inutilmente, só pra mostrar quem é o mais sabidão.

^^

> A propósito: dá mais trabalho conectar todos os fios ou cortar quatro e
> ligar apenas quatro? :-)

Eu, sinceramente, acho mais fácil ligar os 8 cabinhos... =x
Os 4 tem que ser ligados nos pinos certos (1, 3, 5 e 7? Não lembro...), e eu
não tenho coordenação motora para tal...

> Peço desculpas se alguém se sentiu ofendido pelo fato de eu ter comentado
> minha experiência. Só quero dizer que também não gostei do modo como fui
> contestado: "NÃO", "ERRADO". Sugiro um pouco mais de polidez, e informar
> porque acham que a informação está errada, dando suas referências e
> sugerindo revisões, já que aqui é um fórum de discussão e não um ringue de
> lutas. Não tenho problema nenhum em reconhecer um erro meu. Só que se
> alguém quiser me contestar, que seja com fatos e dados, não com retórica e
> meias verdades.

É por isso que eu apoio o uso de emoctions nos e-mails: eles ditam o tom da
mensagem.

"NÃO!" tem um tom _bem_ diferente de "NÃO! =P"

=]

> Atenciosamente,

Tenha uma boa tarde.

> Paulo de Souza Lima