Re: d-u-p e distros derivadas (era: Re: Problemas acentuação kde no Edgy)

On 02/07/2007 12:54 AM, Maxwillian Miorim wrote:

> Esta vem sendo uma grande "polêmica",

	Desculpe, não vejo como "polêmica". :-)

> aparentemente os usuários do
> Ubuntu postam dúvidas aqui como se fosse uma lista de Ubuntu e por
> ventura retornam e-mails bem desaforados reclamando que determinada
> sugestão não funciona no Ubuntu (o motivo é claro: geralmente estas
> sugestões são para o Debian e não Ubuntu, que realmente é bem
> diferente na questão Desktop).

	Ok, sem problemas, eu entendo isso, mas vamos manter o bom
clima na lista, não custa nada pra que usa Debian e usa a lista, e
mantém a boa imagem de uma lista pacífica onde pode-se conseguir
boa ajuda.

> Tanto o Ubuntu quanto a Canonical têm ótimas fontes de suporte, eu por
> muitas vezes li documentações para Ubuntu que me ajudaram em outras
> distros (uma placa de rede da D-Link, que de uma revisão de firmware
> para outra trocou o chipset, a dica foi em cima do Ubuntu, mas foi
> fácil "portar" para a distro em questão :)

	Exato, indicar estes locais, IMHO, é uma das melhores formas
de ajudar usuários de outras distros.

> Não foi das mais amigáveis (sequer foi amigável), já mandei um e-mail
> em off para um membro da lista reforçando que derivado ou não, Ubuntu
> não é Debian e que por questões como a falta de moderação (quem é
> louco de fazer isso aqui? :D) e organização isso tem de ser
> respeitado.

	As listas são moderadas pelos listmasters, não na forma
"tradicional" de moderação que as pessoas imaginam, no modelo
tradicional temos os 'catalysts' que vez por outra se manifestam
pra pedir consenso ou pra recomendar que a discussão seja conduzida
fora da lista.

	Mas ainda acredito que você possa usar o mesmo tempo que
usaria pra responder a mensagem e escrevê-la de forma amigável,
deixando claro que o foco da lista não são os derivados, mas num
tom que ninguém sinta-se ofendido. Lembre-se, juntos podemos nos
ajudar mais.

> Se alguém se sentiu ofendido eu peço desculpas, mas será que os
> membros da lista também não se ofendem em, ao procurar ajudar usuários
> do Debian (e consequentemente o Debian, que afinal é toda a
> comunidade), encontram problemas que não têm relação alguma com o
> mesmo?

	Ofendido? Eu diria que não. Chateado? Talvez. Mas isso
faz parte do processo de quem ajuda o Debian. Quando leio um
e-mail que o cara não disse a distro, uma das considerações
extras que adiciono ao meu procedimento pra tentar ajudar é
verificar se isso não é um problema em uma distro derivada.

	Isso é como aquele velho problema de não pesquisar no
histórico da lista antes de perguntar, você pode ficar bravo
e mandar o cara procurar no histórico, e vamos ter uma discussão
porque não precisa ser assim, ou você pode fazer como algumas
pessoas tem feito, mandar uma mensagem curta dizendo que em tal
época a mensagem foi respondida, basta olhar nos arquivos. :-)

> Para mim a lista de discussão é muito mais que uma "ferramenta de
> desespero"* como é para muita gente que sai postando a mesma dúvida em
> 3 ou 4 listas de distros diferentes (uma vez respondi para a mesma
> pessoa duas vezes em listas diferentes :), é uma ferramenta de
> conhecimento. Todo dia aparece uma dúvida, um problema, uma idéia
> interessante, o que só aumenta o número de "conversas" arquivadas no
> GMail que sempre ajudam (vários problemas meus foram resolvidos apenas
> consultando estas conversas arquivadas, sem contar nas soluções
> desenvolvidas/adaptadas com base nestes.).

	Entendo o que você quer dizer, mas muitas pessoas não
compreendem os detalhes da diferença, e de certa forma, eu acho
muito interessante que usuários de Ubuntu saibam que o Debian
está por baixo. Bem ou mal, sua base de perguntas e respostas
terá também informações sobre derivadas, veja o lado positivo
disso, você tem uma "base mais rica". :o)

[...]
> Acho que a idéia não deve ser afungentar pesoas mas também não pode
> ficar tudo "liberado": alguém mandaria um e-mail para a LKML[1]
> dizendo que seu Firefox não exibe imagens .gif, sabendo que a relação
> do problema com o desenvolvimento do kernel é mínima? Há diferenças
> significantes, a pessoa que procura a lista deve ter conciencia de que
> estamos falando de Debian, conhecemos o Debian e que provavelmente as
> soluções que saem daqui funcionem em outras distros, porem isto não é
> 100% garantido.
>
> 1 - www.lkml.org

	Alguns brigariam, alguns diriam que a mensagem é off-topic,
outros ignorariam, como eu disse, há formas e formas de abordar a
situação. IMHO, podemos optar por ser amigáveis e manter um clima
agradável por aqui, no final das contas, ajudamos várias pessoas,
não nos custa muito ser polidos ao recomendar outras listas e/ou
fóruns.

> Nâo se trata de "preconceito" com *Ubuntu, Kurumin, Knoppix, Xandros e
> etc (adamantix, gentoo e mil desculpas aos usuários das demais
> derivadas que esqueci :), ser um membro ativo de qualquer equipe não
> dá a ninguém o direito de fazer o que quiser.

	Dependendo do membro e da equipe dá. Mas isso é uma outra história.

	:-)

	Abraço,

- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)