Re: Sobre desktops (era: Re: Ubuntu e Canical.)

* Felipe Augusto van de Wiel (faw) (felipe@cathedrallabs.org) wrote:

>  O papel de parede é parte do conjunto de personalização do usuário,
> e sim, o etch vem muito mais próximo de um Desktop do que as versões
> anteriores, especialmente na organização dos pacotes e CDs.

Comparar o eitch com as versoes anteriores não vale. Desculpe pelo
infeliz exemplo do papel de parede, o que quis comparar na verdade são
os temas. O ubuntu já vem com um tema legal com um papel de parede
chamativo, um tema do GDM coloridaço! Isso por sí só já agrada o usuario
de desktop, e ele irá sim personalizar seu papel de parede após isso com
a satisfação de trocar o que lhe é agradavel por o que lhe é ideal, e
não o que lhe é horroroso pela primeira imagem que existe.

>  Há um detalhe que as pessoas costumam esquecer. Como você mesmo disse
> anteriormente, tanto o Ubuntu quanto o Kurumin oferecem um subconjunto
> de pacotes focados em Desktop e com alguns itens não livres nos termos
> da DFSG.

Não discordo disso, acho que o pilar mais forte do projeto debian é o
integral respeito à DFSG. O que discordo é da intenção de deixar
sub-entendido que um desktop linux hoje vive sozinho sem alguma coisa
não-livre. E achar que um desktop que depende do usuario baixar alguma
coisa para ele funcionar não é desktop. Daí se entra numa encruzilhada:
ou se faz uma distro dizendo que ela pode ser o melhor desktop do mundo
na mão de quem sabe o que fazer ou se faz uma distro contendo pacotes
não livres.

>  Mas o que a maioria das pessoas não nota que os desktops de distros
> Linux tem muito mais recursos e ferramentas do que o concorrente mais
> famoso dos dektops, o "janelão" vem "pelado", ou seja, o Windows que
> ainda controla boa parte do mercado, precisa de bem mais do que meia
> hora pra ser ajustado e personalizado.

O windows já vem bonito, mas comparar qualquer distro linux com windows
não gera merito algum.

>  Eu acredito que o etch deve trazer felizes surpresas, o recente
> Debian Loader também deve ajudar nisso. Um CD inicial de Debian
> deveria instalar um Desktop Básico com a maioria dos utilitários
> necessários para uma estação. Um DVD com certeza colocaria tudo que
> era necessário.

Não estou falando de utilitarios. O debian-br-CDD instala um conjunto
inteiro que um desktop precisa e já vem com um tema legal, não
impactante quanto o do ubuntu, mas muito melhor que os icones quadrados
cor de fumo do gnome padrão. O etch virá assim? Se sim será excelente,
vai ficar faltando somente os drivers e add-ons proprietarios, que,
estes sim, o usuario terá de baixar.

>  Há que se lembrar que algumas destas distros inclusive violaram itens
> legais ao distribuir certos componentes. O Debian continua trabalhar
> pra ter um Desktop pronto pro usuário, e o pessoal do Debian Desktop
> com certeza apreciaria qualquer ajuda para melhorar ainda mais o
> projeto.

Já disse que concordo com isso, e a questão de drivers e add-ons
proprietarios não é resolvida nem no windows. Se bem me lembro o kurumin
tinha uns atalhos que facilitam a instalação de coisas como flash e
codecs de multimidia. Mas isso já foi o suficiente para desagradar os
mais xiitas do projeto debian, que acham que computador algum pode ter
coisa proprietaria. Teve até um DD que me mandou trocar de banco quando
perguntei como fazer para o java levantar o teclado virtual do banco do
brasil na epoca de seu lançamento.

Quanto a sua afirmação de que "certeza apreciaria qualquer ajuda
para melhorar ainda mais o projeto"; minha experiencia leva a crer que
não, pois os desenvolvedores só fazem o que eles acham que deve ser
feito.

--
Existem muitas semelhanças entre a colonização eletrônica e o
sistema colonial antigo. [...] O sistema colonial recruta elites