Sobre desktops (era: Re: Ubuntu e Canical.)

On 02/03/2007 09:35 AM, Marcio de Araujo Benedito wrote:
> PS: Muita gente defende a tese de que o debian, principalmente pelo
> novo instalador e ferramentas auxiliares como o tasksel e o update
> manager, já é "o" desktop. Mas estão enganados. Desktop já vem pronto,
> se o usuario tiver de configurar papel de parede já não se pode
> considerar que vem pronto.

	Hmmmm... desculpe, mas eu discordo de você.  Configurar o
papel de parede é parte do que se faz em todos os Desktops, em
qualquer SO, as pessoas tem feito isso no Windows nos últimos 10
anos, tem-se que fazer isso no MacOS (mesmo antes da geração X) e
isso também tem que ser feito nas distros Linux ou nos *BSDs.

	O papel de parede é parte do conjunto de personalização
do usuário, e sim, o etch vem muito mais próximo de um Desktop do
que as versões anteriores, especialmente na organização dos
pacotes e CDs.

> Outro dia instalei um release do debian eitch
> e levei uma meia hora colocando ele lindão para minha sobrinha de 9
> anos. Isso é irrelevante para mim, mas para um usuario final não.

	Há um detalhe que as pessoas costumam esquecer. Como você
mesmo disse anteriormente, tanto o Ubuntu quanto o Kurumin oferecem
um subconjunto de pacotes focados em Desktop e com alguns itens não
livres nos termos da DFSG.

	Mas o que a maioria das pessoas não nota que os desktops de
distros Linux tem muito mais recursos e ferramentas do que o concorrente
mais famoso dos dektops, o "janelão" vem "pelado", ou seja, o Windows
que ainda controla boa parte do mercado, precisa de bem mais do que meia
hora pra ser ajustado e personalizado.

> Por isso o kurumin arrebentou no seu lançamento, e o ubuntu está
> arrebentando agora, e distros como fedora e mandriva continuam a fazer
> sucesso a pesar de problemas conceituais de infra-estrutura dos pacotes
> RPM. Estas distros já vem prontas para desktop a ponto do usuario usar
> um bom tempo sem querer saber como fazer para alterar o tema padrão.

	Eu acredito que o etch deve trazer felizes surpresas, o
recente Debian Loader também deve ajudar nisso. Um CD inicial de
Debian deveria instalar um Desktop Básico com a maioria dos
utilitários necessários para uma estação. Um DVD com certeza
colocaria tudo que era necessário.

	Há que se lembrar que algumas destas distros inclusive
violaram itens legais ao distribuir certos componentes. O Debian
continua trabalhar pra ter um Desktop pronto pro usuário, e o
pessoal do Debian Desktop com certeza apreciaria qualquer ajuda
para melhorar ainda mais o projeto.

	Abraço,

- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)