Re: Sobre desktops

On 02/03/2007 05:45 PM, Marcio de Araujo Benedito wrote:
> * Felipe Augusto van de Wiel (faw) (felipe@cathedrallabs.org) wrote:

[...]
> O windows já vem bonito, mas comparar qualquer distro linux com windows
> não gera merito algum.

	Nem sempre, normalmente o Windows não consegue usar um driver
genérico de vídeo e em determinadas placas fica um "lixo" até você
corrigir o driver de vídeo. No caso de distros Linux, normalmente o
X.Org faz "fallback" pro vesa. :-)

> Não estou falando de utilitarios. O debian-br-CDD instala um conjunto
> inteiro que um desktop precisa e já vem com um tema legal, não
> impactante quanto o do ubuntu, mas muito melhor que os icones quadrados
> cor de fumo do gnome padrão. O etch virá assim?

	Essa é a idéia. E a meta é melhorar ainda mais os temas para
o Lenny (etch+1).  Quem toca o Debian Desktop é o Gustavo Franco (um
brasileiro cujo nick é stratus), e os temas foram feitos pelo André,
outro brasileiro e estão sendo usados pelo GNOME, KDE e XFCE. :-)

> Se sim será excelente,
> vai ficar faltando somente os drivers e add-ons proprietarios, que,
> estes sim, o usuario terá de baixar.

	Exato.

> Já disse que concordo com isso, e a questão de drivers e add-ons
> proprietarios não é resolvida nem no windows. Se bem me lembro o kurumin
> tinha uns atalhos que facilitam a instalação de coisas como flash e
> codecs de multimidia.

	O Debian tem recursos similares pra ajudar nesta necessidades
(java-package, flashplugin-nonfree, nvidia-glx, fireglx).

> Mas isso já foi o suficiente para desagradar os
> mais xiitas do projeto debian, que acham que computador algum pode ter
> coisa proprietaria. Teve até um DD que me mandou trocar de banco quando
> perguntei como fazer para o java levantar o teclado virtual do banco do
> brasil na epoca de seu lançamento.

	Quanto menos Software Proprietário melhor. ;)  E note que há
um certo embasamento ao dizer que se _boa_ parte dos clientes fosse
pra outro banco por causa do site e o banco não reagisse, juntos
teríamos ganho mais uma batalha.

> Quanto a sua afirmação de que "certeza apreciaria qualquer ajuda
> para melhorar ainda mais o projeto"; minha experiencia leva a crer que
> não, pois os desenvolvedores só fazem o que eles acham que deve ser
> feito.

	Não lembro de ter visto sugestões ou patches seus na lista
do debian-desktop, talvez você tenha enviado diretamente para o
stratus ou para o si0ux, mas duvido muito que eles fossem ignorar
uma opinião ou não escutar uma sugestão.

	De qualquer forma, sim, o Debian Desktop apreciaria ajuda.

	Abraço,
- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)