Re: Sistema de arquivos

Em Friday 26 January 2007 12:19, Sávio Ramos escreveu:

> Não posso comparar seu funcionamento com outras distros, só uso Debian.

> A energia na minha casa é um droga, já perdi 3 discos em 7 anos.
> Durante estes anos até o final de 2005 usava reiser. Em 2006 passei para
> xfs depois que perdi o último disco, durante o ano passado aconteceram
> vários problemas e o xfs se saiu muito bem. Tenho séria suspeita que com
> as oscilações de energia que ocorreram o reiser teria ido passear...

Já fiquei sem poder bootar um disco com reiser3.6 numa única queda de luz, em
máquinas diferentes. Nada importante, ainda bem.
Até que a uns 2 anos atrás mudei pra XFS no meu computador e nos que instalo.
Sem problemas de perda de dados, o journal do FS sempre deu conta do recado.

Pelo menos em relação ao ext3, que anteriormente eu usava, senti uma boa
diferença (a favor do XFS). Isso num Debian unstable usado primariamente como
desktop.

Isso depende, antes de tudo, do uso que tu vais fazer desse sistema.
Até onde eu li, de testes comparativos e coisa e tal, o XFS e JFS são mais
indicados para ambientes com maior incidência de arquivos grandes e de
gravações (BDs, mail servers), enquanto o ext3 e o reiser3.* principalmente,
são mais indicados para ambientes com maior incidência  de arquivos pequenos
e de leitura de arquivos (web servers, ftp servers).

Mas como o faw sabiamente falou, não dê chance pro azar, independentemente do
FS a ser usado.
Em sistemas de produção, um no-break de qualidade (xing-ling nem pensar! ;) ,
um plano de back-up e um plano de contenção de incidentes bem planejados &&
**bem executados**  ainda são o melhor remédio contra insônia aguda ( dias e
dias reinstalando e reconfigurando o(s) sistemas ) e danos temporários à
audição ( o chefe/gerente/diretor berrando no ouvido durante esses dias
todos). ;)

[ ]'s

--
Remember, remember the 8th of November...
The OS upgrade season and plot