fazer download de pacote junto com as dependencias

Olá lista,

Estou querendo fazer o download de um pacote mas gostaria que ele
fizesse o download das dependencias junto, por exemplo, o pacote
build-essential junto com make, gcc, etc...

Existe alguma forma de fazer isso? E se tem opções por exemplo, se eu
já possuir tal pacote da dependência não precisar baixar.

Aposto que isso é meio estranho, mas o que eu gostaria era de baixar o
pacote junto com as dependências para eu poder levar para um
computador que não acessa internet, de um jeito fácil, sem eu ter que
avaliar todas as dependências de cada pacote e baixar um a um
manualmente.

Obrigado.