Re: debian: kde monta disquete, mas nao visualiza o conteudo

On Wednesday 12 July 2006 09:58, Fabio Guerrazzi wrote:

> Onde eu vejo estes números?

Com o comando file

$ file /dev/hdd4
/dev/hdd4: block special (22/68)

Esses números realmente significam alguma coisa. Isso não é necessário para
fazer funcionar, mas tirei isso da documentação do kernel em
Documentation/devices.txt

---
  3 block       First MFM, RLL and IDE hard disk/CD-ROM interface
                  0 = /dev/hda          Master: whole disk (or CD-ROM)
                 64 = /dev/hdb          Slave: whole disk (or CD-ROM)

                For partitions, add to the whole disk device number:
                  0 = /dev/hd?          Whole disk
                  1 = /dev/hd?1         First partition
                  2 = /dev/hd?2         Second partition
                 63 = /dev/hd?63        63rd partition

                For Linux/i386, partitions 1-4 are the primary
                partitions, and 5 and above are logical partitions.
                Other versions of Linux use partitioning schemes
                appropriate to their respective architectures.

---

Ou seja, o major number é 0 para master e 64 para slave e se soma o núero da
partição. No seu caso (hdb4), os números são iguais ao meu (hdd4).

> Obrigado pela dica. Nunca tentei acessar pelo konqueror (nem entrada no
> fstab eu coloquei!). Vou conferir em casa a noite depois retorno.

Correção: consigo montar, mas não acessar, portanto não consigo desmontar e
ejetar. O konqueror acha que não está montado, mesmo estando. Quando clico
pela segunda vez, ele reclama que já está montado, e não faz nada.

abraços
FF