Re: distincao

 De leve, mas acho que cada reclamação se encaixa em dois tipos de
problemas recorrente em praticamente todas as listas que não são
moderadas.

 1. Questões Off Topic - para evitar tráfego desnecessário, muitos
companheiros não respondem questões demasiadamente simples e que estão
fora do escopo da lista. Foi oq aconteceu com a pergunta sobre
iptables.

 O fato do iptables ser offtopic é discutível, uma vez que o iptables
faz parte dos pacotes padrão do debian. Não diria que aqui é o mais
indicado, mas tb não é 100% off.

 2. Feeding the Trools - é mais ou menos oq eu estou fazendo, mas acho
necessário para evitar maiores discussões.

 Reclamar do reclamado é alimentar os trolls. Todos sabemos que a
lista é feita de voluntários e ninguem é obrigado a ajudar ninguem. Às
vezes a dúvida passa dias sem ser respondida, e de repente aparece
alguem e responde.

 Às vezes ninguém responde, e não é pq é offtopic, mas muitas vezes é
falta de interesse da pessoas. Isso existe até na linux-br, uma lista
com mais de 2000 assinantes.

 Minha opinião.
 A lista e a comunidade é algo orgânico, desenvolve-se de acordo com
sua necessidade. Qualquer tentativa de se controlar isso será
infrutífera e poderá levar a sua destruição, uma vez que irá matar sua
essência de colaboração comunitária.

 Se é OffTopic ou não, deixemos que a própria comunidade decida. Um
email OT não será respondido e expelido da comunidade naturalmente.
Claro que pela natureza orgânica algumas discussões podem tomar
proporções destrutivas, nesse caso são necessárias intervenções, mas
na maioria das vezes tudo se resolve sem maiores problemas.

 Fabio.