----- Mensagem original ----
De: Marcio Inacio Silva <marcio@eas.com.br>
Para: Paulo H. L. de Araujo <paulo.araujo@dixietoga.com.br>
Cc: debian-user-portuguese@lists.debian.org
Enviadas: Quarta-feira, 29 de Novembro de 2006 8:36:20
Assunto: Re: Linux x câmera digital

Em Terça 28 Novembro 2006 13:15, você escreveu:
> Márcio, boa tarde.
>
> Não nos conhecemos.
> Peguei essa resposta sua sobre utilização de câmera digital x linux, mas
> ainda não ficou claro para mim. Estou procurando uma destas para comprar,
> mas todos os fabricantes sugerem o uso do Windows. Começo a ficar
> convencido que deveria ter comprado um micro com o windows, pois tudo que
> procuro não tem compatibilidade com o Linux.
>
> A solução que vc colocou abaixo serviria para mim também? Uso o Metasys
> Linux.
>
> Paulo

> [...]

Opas!

Está resposta era sobre alguém que queria tirar fotos da tela para alguma
coisa que não me lembro, dai sugerimos a ele usar o ksnapshot que tira
print-screen da tela.

Só queria saber se esses fábricatens também estão te oferecendo: R$ 500,00 pra
comprar o Windows; R$ 1.400,00 para comprar Office; R$ 300,00 para comprar
Anti-virus; etc...

Eu tenho o Metasys instalado em um PC Conectado que adquiri recentemente, e
pra falar a verdade nem toquei nele, instalei o Debian por cima direto!

Sempre que eu ouço falar de PC Conectado só me vêm a cabeça PCs com potencial
porém mal configurados, com dispositivos simples como Modem e Placa de Rede
não funcionais (o que é proibido de acordo com o programa PC Conectado).

O que eu sugiro, caso você não consiga com as dicas abaixo é: Primeiramente
procure o Suporte da Metasys, pois, eles têm obrigação de te ajudar; Segundo
caso não resolva experimente outros sabores de Linux (Debian, Debian-BRCDD ou
até mesmo Kubuntu ou Ubuntu), afinal o PC vêm com 3 CDs de instalação do
Metasys e caso necessário e só re-instalar o mesmo.

E para que você não se desanime, saiba que eu uso Debian/GNU/Linux em meu PC
Domestico há 5 anos e consigo fazer tudo que fazia no meu antigo Windows,
inclusive ainda hoje me considero usuário avançado do antigo sistema, pois,
têm há ver com minha profissão tanto ou quanto Linux. So não o uso mais em
casa! ;-)

Mas quanto a câmeras digitais, também o assunto já foi discutido (por mim
inclusive).

Eis alguns tópicos:

- A grande maioria funciona;
- Qualquer Linux bem configurado, só de espetar a câmera já informa que um
novo dispositivo foi encontrado e sugere com qual programa abrir-lo.
- Um modelo que eu recomendo são as cybershots da Sony, que em meu caso DSC600
funciona perfeitamente.
- Acessar o cartão de memória é moleza, o problema é quando o acesso é via IPP
ou algo parecido. Pra ser sincero com um cartão de memória de 1GB nunca me
preocupei em como acessar a memória interna da câmera de 32MB.
- Os programas mais utilizados são o digikam e o gphoto2.
- Eu tenho o hal, usbmount,  usbutils e o digikam instalados e funcionam como
uma luva.
- Quando eu plugo via cabo usb a câmera, abre um utilitário wizard (o hal)
falando que achou um novo dispositivo de mídia (ele até mesmo detecta que é
um cartão de memória numa câmera) e já pergunta o que fazer com o arquivo
- No caso em especifico como ele detecta que é memória de câmera ele já
pergunta se você quer montar a mídia e buscar as fotos com o digikam.
- Dentro do digikam você vai na opção de adicionar imagens ou Ctrl+i (tendo um
álbum selecionado na lista) e busca do dispositivo de mídia diretamente
(mídia de armazenamento logo após a opção pasta do usuario) se não achar
digite media://
- Para ver os arquivos "avi" (na verdade são mpeg) colocar no campo filtro,
você não os visualiza porque nesses filtros tem *.png *.jpg *.jpeg *.tif
*.tiff *.gif *.bmp *.xpm *.ppm *.pnm *.xcf *.pcx, mas, não tem .avi, .mpeg.
- Pra selecionar quais arquivos você quer, nada como o bom e velho Ctrl+clique
do mouse padrão de qualquer interface gráfica que preste.
- Apesar de você ter enviado pra mim e não pra lista, estou encaminhando pra
mesma a fim de que todos tenham acesso as essas informações.

[],s e espero ter lhe ajudado!

Márcio Inácio Silva -
     .~.
    / v \   Seja Livre, use GNU/Linux!