Re: Raid1 - conceitos + recuperação

On 11/28/2006 04:29 PM, Wendell A. Silva wrote:
> Saudações.
>
> Fiz a instalação do Debian Stable utilizando Raid1 em dois discos SCSI
> HotPlug idênticos.
>
> 1) Gostaria de saber se em caso de falha de um dos discos como o sistema
> irá se comportar?

	Como se nada tivesse acontecido, o mdadm vai reportar a degradação
de um dos discos e você tem que ficar de olho no log ou ter uma ferramenta
te ajudando a monitorar isso (logcheck por exemplo).

> Em caso de falha do primeiro disco tenho que realizar o
> reestabelecimento do sistema manualmente dando o boot pelo segundo HD?

	Não, basta sacar o disco que deu pau, colocar outro (você disse
que eles são hotswap) e mandar o sistema ressincronizar. Para o GRUB (ou
outro bootloader) é um pouco mais chato, você vai ter que carregar ele
na MBR do disco, mas isso é fácil de fazer e tem na documentação do GRUB
e do md.

> 2) Instalei o grub no segundo HD (grub-install --recheck /dev/sdb) e
> consegui iniciar o sistema normalmente retirando o primeiro disco da
> máquina.
> No entanto, ao voltar o primeiro disco não consegui iniciar o sistema.
> Deu erro no grub.
> Após reestabelecer o grub (grub-install --recheck /dev/sda) o sistema
> subiu, no entanto, o RAID não detectou o primeiro HD utilizando apenas o
> segundo disco.
> Como proceder para trocar um dos discos que falhou?

	Usar RAID1 precisa de alguns truques... você não tem mais sda
e sdb, você tem md0 (ou outros mds), então o melhor é trabalhar com
base no dispositivo RAID e na MBR dos hds, o caminho é o mesmo, e você
acha documentação sobre a explicação de como proceder a configuração
do bootloader.

	Depois é só fazer testes como você fez e não é necessário
executar o grub todas as vezes. ;)   Só quando um novo HD entra no
conjunto.

> Obrigado.
> Wendell

	Abraço,