[OT] Re: O que sao portas registradas?

On 11/25/2006 10:08 AM, Luiz Fernando C Camargo wrote:
> Felipe Augusto van de Wiel (faw) wrote:
[...]
> Ótimo, mas isso não evita, correto?

	Claro que não. Os computadores são gerenciados por diferentes
pessoas e cada um faz o que bem entender. As placas de sinalização na
rua não evitam que você entre na contramão, correto?

> Eu por exemplo uso bittornado em qualquer porta acima de 1024 que
> eu quiser, desde que ela não esteja sendo usada por outro programa.

	Cuidado pra não confundir a alocação dinâmica de porta dos
clientes com as portas reservadas.

> Pois é, então, qual a vantagem de se ter uma porta registrada?

	Como já dito em outra mensagem, padrão. Se todos os
protocolo de IM usassem a 5190, como você poderia ter um
servidor de Jabber e outro de Oscar na mesma máquina? Pior,
se você não tivesse uma espécie de "regulação", você teria
que sempre configurar portas e a vida seria mais difícil.

> isso que eu não entendo. Se um programa que usa uma porta
> registrada encontra essa porta fechada, ele não escolhe outra
> porta automaticamente?...

	Você está confundindo clientes com servidores...
normalmente a porta reservada é para os serviços que aguardam
conexões.

> Favorecer como?

	Se você só permite tráfego usando portas registradas e
usando as técnicas certas, quem estiver tentando fazer porcaria
vai ser barrado (ou deveria ser).

> As vantagens de uma porta registrada ainda não estão claras
> para mim. Mas obrigado por responder.

	Sugiro que você estude um pouco mais de redes e TCP/IP,
talvez ajude a compreender.

> Luiz Fernando

	Abraço,

- --