Felipe Augusto van de Wiel (faw) wrote:

 [ ... ]

> Hmmmm... não é ICANN é IANA:
>
> http://www.iana.org/assignments/port-numbers

Era IANA, agora é ICANN :)

Veja em

  http://www.icann.org/general/

especialmente este trecho:

  These services were originally performed under U.S. Government
  contract by the Internet Assigned Numbers Authority (IANA) and
  other entities. ICANN now performs the IANA function.

 [ ... ]

> Neste documento, você encontra as descrições de cada
> tipo de porta e as próprias portas com comentários, mas esta
> é a parte relevante pra sua pergunta:
> Conforme dito acima, o registro é pra conveniência da comunidade,
> ou seja, evitar que dois protocolos diferentes usem a mesma porta. :-)

Ótimo, mas isso não evita, correto? Eu por exemplo uso
bittornado em qualquer porta acima de 1024 que eu quiser,
desde que ela não esteja sendo usada por outro programa.

> Hmmm... sim e não. Ainda que a IANA regule isso, a Internet é um
> modelo extremamente flexível, ou seja, ter uma porta registrada não
> significa que você não possa executar um servidor FTP na porta 5190.

Pois é, então, qual a vantagem de se ter uma porta registrada?
isso que eu não entendo. Se um programa que usa uma porta
registrada encontra essa porta fechada, ele não escolhe outra
porta automaticamente?...

> Nada muda, a máquina é sua, você usa as portas que quiser. Do
> aspecto de segurança muda que você vai permitir tráfego de certos
> pacotes em portas registradas (e se quiser) ou seja, vai favorecer
> clientes que tem um perfil "mais honesto"

Favorecer como?

> e que _teoricamente_ estão usando os protocolos certos nas
> portas certas, mas na área de segurança você deve desconfiar
> de tudo, então ser ou não registrada a porta não muda muito.

As vantagens de uma porta registrada ainda não estão claras
para mim. Mas obrigado por responder.

Luiz Fernando