Re: RES: VMWare

Olá Edson,

Primeiro, por favor, evite o top-posting.

Em Sexta 24 Novembro 2006 18:02, Edson - PMSS escreveu:
> O VMWare até onde eu sei não é gratuito, pois trata-se de um produto
> comercial.

A vmware é uma empresa comercial [1] que oferece vários produtos, entre os
quais dois são gratuitos [2]. Há alguns meses já que a empresa estabeleceu
esta política, de disponibilizar gratuitamente o server, mantendo a cobrança
para o workstation.

> A diferença entre os dois são os recursos que contém pois
> permitem criar numa mesma máquina (que tem que ser generosa em recursos -
> espaço em disco e memória ram principalmente) simular um ambiente
> cliente-servidor para teste de softwares, por exemplo.
Quanto a isso, realmente não sei informar, como disse uso o server como se
fosse o workstation, e funciona sem problemas, com (do meu ponto de vista) um
ótimo desempenho.

> O qemu sim é
> free-software, com um desempenho excelente e permite as mesmas coisas que
> oVMWare. Já usei qemu no debian e no fedora.

Sim, o vmware é gratuito, mas só o qemu é livre. O problema é que ele só
atinge um desempenho comparável ao vmware (e ainda assim um pouco abaixo, me
parece) com o kqemu, que também não é livre. De qualquer forma, o qemu é um
projeto bem mais complexo, pois ele pode emular outras arquiteturas.

[]s,

Tiago.