Re: problemas com atualizações (grave)

On 10/18/06, Ronaldo Reis Junior wrote:
Alguem sabe como se sai desta sem as famosas frases: "Espere a nova versão",
ou "Distribuição Testing é assim mesmo" ou ainda "use a distribuição stable"

Bom, eu tenho a seguinte situação: No trabalho eu atualizo o Etch via
synaptic/internet e tenho uns scripts para acumular os pacotes num
diretório, de onde crio um CD que serve de repositório para o meu
micro de casa (autalizo com synaptic/CD).

No trabalho, todos os pacotes antigos ficam guardados por 15 dias
depois do update (script meu), facilitando um eventual downgrade que
seja necessário. Ainda assim, não fico livre dos problemas, porque as
vezes é difícil saber qual o pacote deu problema. Quando você
descobre, muitas vezes enfrenta problemas de compatibilidade entre
versões, tendo que voltar várias coisas.

O histório do synaptic é útil, mas se acontece um problema na
instalação, como no exemplo em
http://lists.debian.org/debian-user-portuguese/2006/10/msg00620.html
então o synaptic não deixa nada no histórico, apesar da alteração no
sistema.

Bom, eu concordo contigo no sentido que deveria havia mais facilidade
para lidar com esse tipo de problema. Stable é para servidores, não
posso ficar usando software muito antigo na minha estação trabalho. Na
minha opinião, o synaptic e os outros gerenciadores poderiam fornecer
isso sem muita dificuldade. Seria um "undo" que voltaria o sistema
para o estado no dia tal, baseado em cópias locais dos pacotes.

Entretanto, como qualquer coisa no mundo do software livre, temos que
esperar alguém com interesse e disponibilidade para implementar isso.

--
Bruno de Oliveira Schneider
http://www.dcc.ufla.br/~bruno/