Reenviando: Placa de Vídeo Cirrus - Resolução e cores no X

Boas!

Estou com uma placa de vídeo PCI provisória (Cirrus Logic GD5446) em meu
micro e
não estou conseguindo configurá-la para rodar o X. No Windows consigo
800x600 com 16bits (High Color), 640x480 com 24bits (True Color), 1024x768
com 8bits (256 cores). No Debian, após configurar o X pelo dpkg-reconfigure
xserver-xfree86, no máximo consigo 640x480. Não sei a memória da placa de
vídeo e nenhum software que tenho detectou isso. Mas é a mesma memória de
quando está
pelo windows. Quando indico 2048 KB na configuração, consigo 800x600, mas a
tela fica dividida a horizontal em duas partes repetidas (tudo o que
acontece em uma parte, acontece na outra, como se fossem dois monitores em
uma tela só).

Alguém já encontrou problema parecido?

Configurei meu monitor segundo o manual do Samsung SyncMaster 400b.

S Horizontal: 30-55
S Vertical: 50-120

Qualquer ajuda é bem vinda.

Obs.: Debian 3.1 - kernel 2.6.8 - Hardware manualmente configurado na
mainboard: CPU/DRAM em 110MHz e, conseqüentemente PCI BUS em 36,7MHz.
Pentium III 800 MHz funcionando em overclock (880MHz).

Obrigado.

--
Anderson Roberto Grella

Linux Registered User #152832