Eu não sei recompilar o kernel...

Olá, pessoal....

Eu sou novo usando Debian, na verdade já usava na facul, mas lá no lab já ta tudo configurado, não tinha de ficar me preocupando se ele reconhece ou não a placa de vídeo, tenho um problema, o Debian não reconhece minha placa de vídeo, então me acoselharam: Vc tem de recompilar o kernel, pra mim recompilar é mecher no código e compilar o código novamente, mas os usuários mais experintes de linux falam em recompilar o kernel como se fosse trocar de camiseta, então eu pensei...mas o que será que é recompilar o kernel? Eu tenho de mecher no código e compilar de novo, é isso? Alguém indica um bom tutorial?

De antemão, agradeço pela atenção....

Luix