Impressora paralela

Olá!

Estou tentando instalar minha impressora (Canon BJC 250), conectada à porta paralela, mas estou tendo problemas.
Meu sistema é o Ubuntu 6.06.

Pelo Gnome: Sistema -> Administração -> Impressoras -> Adicionar nova impressora, seleciono a opção "Impressora local" e então seleciono a porta a ser usada.
É listado umas 4, como "Parallel port #1 (CANON)" e "Parallel port #1 (EPSON)".
Selecionei a opção "Parallel port #1 (CANON)" e escolhi um dos drivers listados.
Ao pedir pra imprimir uma página de teste, a impressora puxa um pouco o papel, mas não imprime nada.

Tentei então instalar novamente utilizando outro driver, mas as ~4 opções de portas sumiram!! Só aparece "hp no_device_found"!!

Dúvidas:
É essa a opção correta para a porta: "Parallel port #1 (EPSON)"?
Esse problema de somente puxar um pouco o papel e não imprimir nada pode ser um problema de driver?
Por que as portas sumiram??? Como faço para elas voltarem sem precisar reiniciar o computador?
Dá para utilizar o CUPS pra instalar uma impressora local? Tentei fazer isso, mas não aparecia nenhum device para porta paralela. Qual devo escolher, caso seja possível?

Obrigado!
--
João Olavo
NCD - Núcleo de Cidadania Digital