Re: Servidor bloqueou

Boas

Tiago Saboga escreveu:
Antes de mais nada: tente acostumar-se a responder após a citação que você
está comentando, como farei. Você logo verá que as mensagens ficam com
leitura bem mais fácil.

Em Quinta 14 Setembro 2006 08:09, Filipe Silva escreveu:

Boas.
Tenho um servidor com debian que faz backups com o software backuppc.
tem estado a funcionar numa maquina fixa ha umas 2 semanas, e tem ups
ligada a ela.
So que esta noite ela bloqueou, nao respondia a nada. tive de fazer reset.
Como posso saber o que causou isto?
syslog http://rafb.net/paste/results/QxC9NL95.html
ela freezou por volta das 2:50 e estava a meio de um full backup.

Não tenho nada a acrescentar ao e-mail do Marcos. Um evento que se produz uma
única vez é muito dificilmente analisável, quer seja no computador ou em
outro domínio.

Penso que já descobri onde estava o problema. Ele bloqueou novamente as 13h, e achei estranho, depois de 2 semanas bloquear 2 vezes num dia.
Examinei a motherboard e ela tem um condensador empolado, e como eu tinha uma motherboard igual lá de reserva, substitui a motherboard, fiz update a bios e meti a rolar.
instalei o cpuburn, meti a correr burnBX, burnMMX e burnP6 nao sei ao certo o que fazem, mas a maquina aguentou-se bem durante uns 15 min depois rebootei e fui a bios ver, as temperaturas estavam normais.
Agora vou ter de aguardar ate amanha para ver se ele nao bloqueou novamente.

tera a ver com o kernel? tenho a versao 2.6.8...
oiço falar em compilar o kernel devo fazer isso?
e o apt-get upgrade... n tenho feito isso, devo fazer regularmente ou
pode trazer problemas?!

Se você está usando o kernel 2.6.8, suponho que esteja com a sarge. Nesse caso
(como é a versão estável), não fazer as atualizações implica principalmente
não fazer as atualizações de segurança. Se sua máquina não está na internet e
a rede privada é 100% confiável (assim como os usuários com acesso ao
computador), você não deve ter problemas (mas provavelmente não é o caso). Em
todo caso, não esqueça de rodar o apt-get update primeiro ;-)

ainda nao percebi os kernels...
no entanto rodei o apt-get update e apt-get upgrade, e actualizou umas coisas...

A máquina encontra-se na rede local, nao é acessivel pelo exterior, e tem acesso a net por uma proxy...
a minha duvida é se vale a pena actualizar o kernel, se a maquina fica + estavel ou nao...

desculpem lá é que sou um windows user que quer passar aos poucos para
linux e nao tenho formaçao na area.

Não há o que desculpar, seja bem-vindo!

Tiago.

Obrigado ao Tiago e Marcos!