Servidor bloqueou

Boas.
Tenho um servidor com debian que faz backups com o software backuppc.
tem estado a funcionar numa maquina fixa ha umas 2 semanas, e tem ups ligada a ela.
So que esta noite ela bloqueou, nao respondia a nada. tive de fazer reset.
Como posso saber o que causou isto?
syslog http://rafb.net/paste/results/QxC9NL95.html
ela freezou por volta das 2:50 e estava a meio de um full backup.

tera a ver com o kernel? tenho a versao 2.6.8...
oiço falar em compilar o kernel devo fazer isso?
e o apt-get upgrade... n tenho feito isso, devo fazer regularmente ou pode trazer problemas?!

desculpem lá é que sou um windows user que quer passar aos poucos para linux e nao tenho formaçao na area.
obrigado