Re: Dual core no debian... funciona?

Caros Colegas,

Embora bastante ignorante em Linux, apesar de muito simpatizante e utilizar no meu "velhinho" em casa o Kurumin 6.0 e apanhei feito o diabo pra instalar o Ubuntu e o Debian-Br-CDd, desistindo desses dois depois, mas conheço um pouco de hardware, o suficiente pra afirmar que SCSI é outra conversa no que diz à confiabilidade e desempenho (em 2000 a Fujitsu já tinha lançado HDs de 2,5", com 15 mil rpm (notem que os IDE giram a 7200 rpm no máximo), o que diminui bastante tanto o "seek time" (tempo de procura) e a "latência" (tempo máximo gasto para achar um dado num certo local, caso esse local tenha acabadoo de ser lido pela cabeça de leitura).
Quanto à segurança lógica, RAID 1 é o "the best" porque sempre grava 02 (duas) cópias (espelhamento) do mesmo dado simultaneamente (sincronamente) em discos diferentes.
Melhor que isso (haja grana) é ter um terceiro disco como backup do conjunto RAID 1 ou "backup full" em outro tipo de mídia (DLT, por exemplo).
O problema dos SCSIs é o preço. Mas para servidores unix não há nada melhor.

Espero ter ajudado.

Um abraço.

Marcelo

2006/9/11, Fabricio aybabtu Cannini <aybabtu_me@yahoo.com.br>:
Em Sexta 08 Setembro 2006 13:48, Andre Luis Lopes escreveu:

> [...]
> fui levado a fazer isso por motivos profissionais, hardware certificado,
> banco de dados certificado para uma distribuição específica e aquela
> história toda que já conhecemos).
>
>    Creio que no máximo você tenha que usar uma imagem de kernel SMP para
> tirar proveito total da tecnologia.

>    Teoricamente SCSI. Estou meio por fora do mundo do hardware, mas se
> SATA2 for aquela tecnologia que permite velocidades bem acima da média
> do SATA normal, talvez você não consiga aproveitá-la totalmente em
> nenhum kernel estável já lançado, nem mesmo os lançados oficialmente

Eu não conheço muito SATA especificamente, mas em comparação com discos IDE,
um SCSI é bem mais "casca grossa" (resistente, durável, se preferir).
Tenho um IDE de 10GB e um SCSI3 de 18GB.
O IDE já tá dando erros no log:
" hda: dma_intr: status=0x51 { DriveReady SeekComplete Error } "
" hda: dma_intr: error=0x84 { DriveStatusError BadCRC } "
Enquanto o SCSI tá tranquilo, não mia nem pia. :)

Tive orçando um servidor Sun esses tempos e o vendedor também foi bastante
insistente em relação á discos SCSI em RAID 1 (discos espelhados), mesmo não
se tratando na ocasião de um servidor de storage ou algo que realmente fosse
guardar dados por muito tempo.
Nesse caso não é "jogada de venda". :)

E também conta o fato do suporte a SCSI (protocolo, drivers) no Linux ser bem
mais maduro que o suporte a SATA, IMO.
Especialmente em se tratando de sarge. :)

Bueno, meus € 0,02
HIHU

[ ]'s

--
How to debug the 29-inch prompt?

First you have not to remove from the printer of a mother board for forwarding
to a laser POP3mail bus.

--
Marcelo F. Bezerra
mfbezerra@gmail.com