equete: tem algum usuário de unstable que está conseguindo imprimir?

Gente, estou a um tempão sem funcionar impressora em casa. Uso debian
unstable, e nunca tinha provado o dissabor de ter um serviço parado
por causa de um bug. Aliás, é por isso que coloquei este subject: isso
é um bug do CUPS ou só acontece aqui em casa? Pela mensagem de erro eu
procurei no google e tem muita gente com o mesmo problema desde final
de junho, inclusive com bug-reports. Mas até o ultimo dist-upgrade
nada de conseguir imprimir.
Pelo gnome-cups-manager eu consigo apagar e reinstalar a impressora,
mas não imprime. Pela interface web do cups em localhost:631 bão é
possível fazer nada. Se clico em "manage printers", figa aguardando
até que não vem.
O log de erro do cups diz: "admin.cgi stopped with status 2!". Outra
hora aparece: "no authentication data provided"
Estou baixando a ultima imagem do debian testing, e vou reinstalar
minha máquina do zero, ao mlehor estilo windows way of life!
Vou fazer isso porque já removi o cups e todas as dependencias, usando
o purge inclusive, e não adiantou.
Por onde começar a cercar o problema????