Re: placa intel d915pbl e raid0

On Saturday 19 August 2006 08:24, rodrigo wrote:
> Saudações !
>
> Gostaria de tirar uma dúvida com a lista. Eu tenho uma placa-mãe intel
> D915-PBL e eu gostaria de adicionar um outro HD sata e ligá-los em
> RAID0. Essa placa-mãe vem com uma controladora de raid, acho que eles
> chamam de Intel Matrix Storage. Gostaria de saber se isso é considerado
> raid por hardware, se o instalador do debian reconhece, e se alguém
> utiliza esse sistema de raid, se vale a pena, se realmente diminui o
> tempo de acesso lendo e escrevendo em 2 hd's ao mesmo tempo.

A maioria dos RAIDs que vêm nas placas mãe não é considerado Raid de hardware,
e sim RAID de software, controlado por um chip BIOS específico. Não tenho
informação sobre benchmarks, mas não tenho nenhuma razão para acreditar que
seja mais eficiente que o RAID do linux (especialmente considerando o
questido portabilidade). [1,2]

A menos que você tenha pago uma verdadeira fortuna na sua placa mãe, meu
palpite cego é que esse RAID é software (fakeraid), e se você quiser mesmo,
eu recomendaria esquecer esse e usar o mdadm do linux, que tem uma infinidade
de tutoriais para todos os níveis de usuário.

Em relação ao RAID0, meu palpite geral é que no RAID você tem a competição
entre desempenho e confiabilidade. Você tem que escolher uma das daus
características, sacrificando o outro. Nunca usei os outros modos de RAID,
porque minhas necessidades nos meus servidores são satisfeitas pelo RAID1.
Leia mais detalhes no RAID howto [3]. Se você estiver pensando sério em
investir, pode comprar uma controladora RAID. Pode achar uma para discos SATA
a partir de  R$300 [4].

Se você decidir usar qualquer outro modo de RAID diferente do RAID1, seria
interessante que depois de um tempo (digamos, alguns meses) você postasse
suas impressões sobre desempenho e estabilidade aqui na lista.

abraços
FF

-----
1. http://linux-ata.org/faq-sata-raid.html