placa intel d915pbl e raid0

Saudações !

Gostaria de tirar uma dúvida com a lista. Eu tenho uma placa-mãe intel
D915-PBL e eu gostaria de adicionar um outro HD sata e ligá-los em
RAID0. Essa placa-mãe vem com uma controladora de raid, acho que eles
chamam de Intel Matrix Storage. Gostaria de saber se isso é considerado
raid por hardware, se o instalador do debian reconhece, e se alguém
utiliza esse sistema de raid, se vale a pena, se realmente diminui o
tempo de acesso lendo e escrevendo em 2 hd's ao mesmo tempo.

abraços
rodrigo