escola com kurumin

lista seguinte:

a diretora de uma escola estadual me chamou e mostrou um laboratorio com 14 maquinas zero , com hub 3-com, kurumin nas maquinas, tudo zerinho, uma beleza. nunca vi uma sala tao bonita... tudo linux... to no paraiso....

so que esta sem uso, quem instalou nao configurou um servidor e nem a rede.
eu tenho esperiencia em rede windows, e agora fiz cursos linux.

gostaria de saber um esquema bom pra instalar o servidor e a rede. por exemplo:

devo instalar dns??   dhcp?? samba??? qual melhor meio de compartilhar unidade de cdrom e arquivos na rede linux????

se alguem puder faca por favor um esquema pra mim, assim:
1 - instalar o DNS
2- instalar o .....
3 - ....   etc etc

um abraco a todos