Re: escola com kurumin

so que esta sem uso, quem instalou nao configurou um servidor e nem a rede.
eu tenho esperiencia em rede windows, e agora fiz cursos linux.
gostaria de saber um esquema bom pra instalar o servidor e a rede. por
exemplo:
devo instalar dns??   dhcp?? samba??? qual melhor meio de compartilhar
unidade de cdrom e arquivos na rede linux????

 Boa tarde,
Bem, que tal se definirmos primeiro quais os serviços e a forma de
comunição de sua rede? A partir dai você poderá visualizar as
necessidades?
Exemplo:
1 - É necessário um servidor de  impressão? CUPS.
2 - Teremos somente máquinas linux conversando com clientes linux? Ou
rede mista?
3 - Eu acho interessante ter um servidor de DHCP, assim fica mais
fácil de você gerenciar... bem, se formos parar para pensar... 14
máquinas é rapidinho de colocar IP estático em cada uma :-)

4 - Essa sala tem qual forma de conexão a internet? ADSL? Discada?
Cabo? Possivelmente montar um proxy com o SQUID seria extremamente
interessante se você resolver colocar um mínimo de controle em relação
ao tráfego, tais como: sites permitidos e bloqueados, horários,
usuários, relatórios de acesso com SARG.

5 - Um DNS interno

Quanto a distribuição, isso é um aspecto bem singular, a medida que vc
vai conhecendo um pouco mais e principalmente trabalhando com linux,
vai descobrir por si só a que melhor lhe atende.
Para usuários iniciantes, a Kurumin, a Ubuntu, a Debian-BR CDD são
bem aceitas e recomendadas. Mas... com o tempo, vc mesmo definirá o
que é melhor para você.

Sds

Eloi