Re: incompatibilidade entre libc6 e initrd-tools

O Avidemux não ajudaria?
{}'s
Rui Porto

2006/7/30, Tiago Saboga <tiagosaboga@terra.com.br>:
Em Domingo 30 Julho 2006 04:39, Ricardo Buzzo escreveu:
> Olá,
>
> Estou tentando instalar o editor de legendas gaupol, que tem entre as
> dependências o python-gtk2, que por sua vez depende do libc6 (>= 2.3.5-1).
> O problema é que quando eu tento instalar o libc6 (# dpkg --install
> libc6_2.3.6-16_i386.deb) e tenho o seguinte retorno:
>
>    libc6 conflita com initrd-tools (<< 0.1.84.1)
>    initrd-tools (versão 0.1.81.1) está instalado.
>    dpkg: erro processando libc6_2.3.6-16_i386.deb (--install):
>    pacotes conflitantes - não instalando libc6
>
> Acontece que initrd-tools é dependência para o kernel (eu uso o 2.6.8).
> [...]

Ricardo,

Pelo que sei, o problema que você está encontrando é de caráter geral e não há
solução mágica. Quando você tenta instalar um pacote da instável ou da
testing num sistema estável, muitas e muitas dependências vão ficar
desencontradas, e se você insistir são grandes as chances de você ficar com
um sistema quase inutilizável. Vejo algumas opções:

1) Procurar um backport do programa desejado para a distribuição estável
(apt-get.org). Acho pouco provável encontrar alguma coisa, pois trata-se de
um programa não muito utilizado, mas seria a solução mais fácil.

2) Fazer um upgrade da estável para testing ou instável. Se você está disposto
a passar por algumas (testing) ou muitas (instável) emoções fortes, pode ser
uma boa escolha. Uso a etch há uns três meses e tive dois ou três problemas
de dependência meio chatos, mas no geral o sistema está muito bom.

3) Fazer um backport do pacote debian. Você tem que instalar as fontes da
unstable (acrescentar uma linha deb-src no sources.list e fazer apt-get
source gaupol) e depois compilá-las. Talvez com apt-build fique mais fácil.

4) Instalar diretamente da fonte, com o pacote original. Procure o site do
gaupol e veja as instruções de instalação. Você pode usar o checkinstall para
criar um pacote debian e instalar no seu sistema a partir das fontes ou usar
o alien para transformar um rpm em deb.

Quanto a outras opções para edição de legenda, os que já usei são o ksubtile
(para kde), o sabbu, o jubler. O ksubtile era o mais limitado de todos quando
testei. O sabbu parece realmente muito bom, mas até hoje não consegui fazer
ele tocar os vídeos. Ainda assim é o meu preferido para criar legendas. O
jubler é bem feito, também é um bom editor. Os dois últimos não têm versão
para debian, mas a instalação foi fácil seguindo as instruções no site.
Fazendo mais uma pesquisa no google, agora, descobri o subtitleeditor que
parece muito promissor e que está sendo ativamente desenvolvido. Não tem
pacote para debian, mas tem para ubuntu: não deve ser muito complicado de
instalar.

De qualquer modo, estou interessado no assunto, então se você descobrir mais
alguma coisa, avise.

Tiago.