Re: fonte do console: sem acentos, cedilha...

Faça a gentileza de abrir o arquivo keymap.sh (/etc/init.d/keymap.sh), como root, procurar uma linha em que é carregado o mapa de teclado e conferir se o que está lá é o  us ou us-acentos. A linha está descrita abaixo, já com o mapa abnt2:
loadkeys /usr/share/keymaps/i386/qwerty/abnt2.kmap.gz
Sucesso.
CR