Re: Ajuda com servidor de E-mail

Em Ter, 2006-06-20 às 19:53 -0300, Nick Carolino escreveu:

> 2006/6/20, Nick Carolino <debian.nick@gmail.com>:
>         Olá lista!!!

olá 80)

>         Aqui na empresa onde trabalho, tenho dois links ADSL com IP
>         fixo. Em um deles, tenho uma makina Red Hat rodando Squid e
>         Iptables, essa mesma maquina serve o acesso a internet a todas
>         as maquinas do Call Center. Ate ai tudo bem, nao preciso mexer
>         nela.
ok

>         O segundo, esta em uma maquina Debian, recem instalada, onde
>         necessito criar um servidor de E-mail.
>         OBS: Nossa empresa ja tem um host .com.br.
>         A duvida é:
>
>         Poderia eu criar esse servidor de E-mail, com esse IP fixo,
>         fora de minha rede local?

sim mas o mais interessante seria colocar uma 3 placa de rede no seu Red
Hat, criar uma DMZ e colocar o Email lá. dai com os 2 links vc pode
colocar em balanceamento.

>         Qual programa usarei? POstFix? Sendmail? Qmail?

o que melho rvc se adaptar. Hoje pelo que eu vejo muitos usam Qmail ou
Postfix ( IMHO: Posttfix é mais versátil , mas o Qmail tem mais
ferramentas graficas de administração- evite sendmail por falhas de
segurança)

>         Como eu posso criar os servidores pop
>         (pop.minhaempresa.com.br) e smtp (smtp.minhaempresa.com.br)?

vixiiie aqui vc pode usar courier dovecot etc
Esta foi sua pergunta??

>         Isso levando em consideração de que ja tentei usar o POstfix e
>         Sendmail, e como Smtp e POP, estava usando o Courier-Imap. De
>         principio, a conexao via telnet as portas 25, 110 e 143
>         funcionaram numa boa, conseguia enviar E-mail via linha de
>         comando e tudo, porem, eu nao recebia. :( .

humm  vc cadastrou o seu smtp como MX do seu domínio?? senão fica
impossivel de vc receber emails...80))))

>         Tentei tbm configurar o Thunderbird para acessar minhas bases
>         pop e smtp localmente ( minhaempresa.com.br:25 e 110) mas nao
>         funcionou.
????? maiores detalhes senão ninguem conseguirá te auxiliar

>         Segui alguns tutoriais, mas muitos me confundiram ainda mais,
>         pois em materia de servidor de e-mail eu nao sei absolutamente
>         nada....
>         Entao, venho a lista para trocar informaçoes com as pessoas
>         que ja tem uma experiencia com esse tipo de serviço, pois
>         estou nessa empresa a uma semana e ja to segurando essa bomba.
>         Estou usando o Sarge 3.1
>         Muito obrigado a todos!

bam passando esta 1ª fase detalhe mais um pouco e como diria Jack, vamos
por partes senão este email vira uma bíblia.

[]s

>         Nick

Paulo Ricardo Bruck
Consultor Linux