Re: debian para multimidia e uso como desktop..

On Fri, 2006-04-28 at 11:08 -0300, Fábio Ramon wrote:
> Eu uso debian unstable dia e noite e todo dia eu faço dist-upgrade.
> De vez em quando uns pacotes quebram, é verdade. Como por exemplo, desde a
> última instalação, não consegui instalar o azuerus e o drip.
>
> O charset do sistema é UTF-8. E rodo o mplayer com legendas perfeitamente.
> Eu mesmo compilei uma versão. (Acho que não tem mplayer compilado no repositório).
> Não lembro de ter feito alguma alteração.

Faltou isto:
Busco o acroread e o mplayer de
deb ftp://ftp.nerim.net/debian-marillat/ sid main

Verifique que normalmente o encoding dos arquivos de legenda eh
ISO-8859-1 e nao UTF-8 :)

> Tenho um notebook Toshiba com Phoenix BIOS. Já tentei de diversas formas fazer
> hibernate/standby. Por ACPI, em standby o vídeo não volta e em hibernate não
> aparece a opção de restaurar. Por APM, não funciona. E por software suspend, a
> placa de rede de vez em qdo não volta e tenho q reiniciar (E tenho q usar o
> driver de vídeo nv(open source) ao inves de nvidia, mas deixa o sistema um pouco
> mais lento).

Voce estah usando standby mesmo?
Acho que standby eh usado somente pelos Apple..
Nos notes convencionais, normalmente se usa suspend2ram e suspend2disk.
Ou voce estah chamando suspend2ram de standby e suspend2disk de
hibernate? (normalmente eu costumo chamar assim..) :)

Opcao de restaurar no retorno do hibernate? Tens que passar o parametro
resume para o kernel.. Pelo que percebi isso eh feito de forma
automatica, nao precisei fazer nada em especifico para que funcionasse.
O conteudo da ram deve estar escrito na particao swap e entao ele serah
recuperado no boot.
Nao tentei fazer a seguinte sequencia: hibernate no Linux, boot no
windows, hibernate no Windows, boot resumindo o Linux. Acho que nao tem
pq nao funcionar se o hardware nao for modificado. O unico problema eh
que pode o parametro "resume" sumir.. Onde ele fica guardado? MBR?
Proximo ao codigo do Lilo?

Ah, acho que o canal eh compilar o kernel com suporte ao suspend. Nem
cheguei a tentar a outra opcao. Uma boa dica eh usar o powersaved para
gerenciar os recursos de energia. Achei que ele se mostrou mais completo
que o pacote "hibernate"..

O problema de video do retorno do seu "standby" pode ser referente aos
drivers do adaptador de video. Encontrei bastante documentacao sobre
isso, mas nao precisei utilizar nenhuma "gambiarra" com o meu note
especificamente. No meu as gambiarras rolaram com firewire e wifi :)

Mesmo que o nv seja mais lento, usar hibernate eh muito rapido e a
questao de salvar o estado dos programas, navegador aberto, pdfs de
leituras, clientes de email.. Isso eh uma mao na roda e dah um bom ganho
de tempo e economia de bateria. Na minha opiniao, o maior issue do
driver nv Vs. o da nvidia seria a questao de consumo de energia. Se nao
notares diferenca, nao tens pq nao usar o que se adapta melhor aos
suspends..

> Não uso OO. Uso LaTeX. E WiFi tb foi fácil. Uso stella e zsnes e assisto
> muitos filmes.

Tambem uso LaTeX direto para alguns trabalhos, mas depois de um tempo
cheguei a conclusao de que LaTeX e processadores de texto devem
coexistir :) LaTeX para algumas coisas rapidas se torna inviavel. Jah
usaste o LyX? Fiz trabalhos grandes com o LyX e inserindo codigo LaTeX
nele quando necessario. O formato LyX eh bem estavel mesmo para
trabalhos grandes. O LyX proporciona uma melhor visualizacao do texto
durante o trabalho e gera um resultado final igual ao LaTeX. O ruim eh
que nem todo mundo fornece os layouts para ele. Normalmente encontramos
somente as classes LaTeX e exemplos de utilizacao destas.

[]
JA Tavares