Re: Como ver a versão do kernel instalada??

2006/4/20, Maxwillian Miorim <miorimmax@gmail.com>:
> dpkg não é garantia de ter todas as versões de kernel instaladas.

  Eu acredito que dpkg  é a garantia para visualizar todas as versões
de kernel instaladas pelo apt, aptitude e adept, porém precisamos
considerar alguns pontos:
 1 - O kernel foi instalado utilizando-se destas ferramentas citadas acima
 2 - A instalação foi efetuada na mesma partição

> Na verdade a única garantia é quanto à versão em uso

  Sim, neste ponto eu concordo contigo, realmente só podemos em um
primeiro momento identificar a versão do kernel partindo do principio
que desconhecemos como a máquina que está sendo utilizada foi
instalada, particionada e configurada. Caso contrário se esta máquina
possui outros hd,particões e ainda foi recompilado o kernel fica mais
complicado, porém não impossivel. Alias se o usuário desta máquina
teve conhecimento para modificá-la quanto a particionamento,
compilação etc, então ele não terá dificuldades para descobrir quantos
e quais kernel existem, estejam em uso ou não.

>pois eu posso muito bem
> compilar sem fazer o pacote e instalar quie o dpkg nem terá conhecimento
> sobre esta versão.

 Opa certeza, mas... de inicio eu assumi que um usuário que tivesse
conhecimento para configurar e compilar um kernel, não teria problemas
para identificar a versão.

>Logo o mais certo é afirmar que "a versão em uso é a
> obtida por uname -r".

  Sim, como no início das questões.

> Poderiamos dizer também que basta olhar no /lib/modules, os diretórios de lá
> representariam cada versão, mas sabe-se muito bem que muitas vezes após
> remover uma imagem do kernel seus módulos permanecem.

  Este ponto é controverso, pois depende da ação do usuário no meu
caso eu geralmente apago o diretório de módulos da versão anterior
após a correta compilação e teste do kernel novo. Caso utilize o apt,
ele vai deixar intacto o /lib/modules correspondentes as versões.

 SDs

Eloi