Compilação de Pacotes

Pessoal,
não sei se esta é a lista certa para isso, mas gostaria de saber se
existe algo relacionado a compilação de pacotes no debian a partir dos
repositórios de fontes do próprio debian. O que quero tentar é fazer
algo parecido com o gentoo, que baixa os pacotes fontes e os compila
na própria máquina do usuário, só que a partir do debian.

Alguem tem algo? Já procurei bastante, e encontrei coisas falando
apenas sobre como criar pacotes .deb, mas nada específico para debian
sobre esse meu caso.

Aguardo respostas.

Abraços.

--