Duvidas com o Samba

Ola a todos!
Coloquei o samba pra rodar aqui no sarge e a principio esta funcionando na boa, mas tenho algumas duvidas na utilizacao. Quem puder esclarece-las, agradeco desde ja.

Estou utilizando o swat e nas configurações, eu criei uma pasta chamada public e coloquei a makina no mesmo workgroup da rede.

Mas o que ocorre é o seguinte:

Ela não aparece na rede, somente se eu fazer o caminho na mao,no caso \\debian ai aparece o campo login e senha e acessa normalmente a pasta public e a pasta home.

Minhas duvidas:

Existe alguma configuraçao que falta fazer pra aparecer o nome da maquina na rede direto, sem ter que fazer o caminho na mão?

Outra duvida foi que dentro do compartilhamento, tantono public qto no home, aparecem uns arquivos que eu não os coloquei lá. Eu posso apaga-los?

Existe algum tipo de configuração para uma pasta em que a pessoa não precise criar login para acessar? Uma public mesmo, sem restrição?

Tem alguma configuração para makinas de outra rede acessem esses compartilhamentos?

Obrigado desde já

Sandro Caiado