Como fazer o Debian utilizar uma proxy?

Bom dia,

Eu estou na seguinte situação. Tenho um laboratório com mais ou menos
50 computadores. Eles tem um servidor que dá acesso a internet
(debian). Acontece que por enquanto, esse servidor está sem squid (o
que não é algo bom).

O grande problema (pelo menos pra mim) é que se nesse servidor eu
utilizar o gateway que ele pega por padrão no dhcp eu vou simplesmente
utilizar uma internet muitoooooo ruim, agora se eu pegar e usar uma
proxy, tenho um link de 10mpbs.

Eu não sei se dei as informações suficientes, porém a pergunta seria,
como faço para o squid agir como proxy interno e ao mesmo tempo se
conectar a um proxy externo (que também é squid) ?

--
Fernando Marcelo Morgenstern

Programador Web