Re: Criar Firewall

Eder, eu vou tentar te ajudar, mas acho que as informações que você deu são
um pouco limitadas... porém, como disse, vou tentar...

> ! - Priorizar o acesso ao TS pelas estações daqui. Este TS é remoto com
> IP público.

Bom, o TS arrisco eu que seja o Terminal Service e acredito que seja
Windows, certo?
Não sei qual a porta que trabalha o TS (se for isso mesmo que pensei), mas
sabendo a porta a regra ficaria o seguinte

#Essa regra libera as conexões da sua rede interna ao TS server
iptables -A INPUT -s <rede_interna> -d <ip_do_ts_server> --dport
<porta_do_TS> -j ACCEPT

#Caso o seu TS seja público geral mesmo, tipo, qualquer ip tem o acesso
permitido, vc pode alterar essa regra anterior e retirar o -s
<rede_interna>. Assim, todos os ips ficariam liberados para acessar o seu
servidor. Se não for este o caso, faça uma outra regra igual a anterior e
no -s libere os ips que podem acessar de fora de sua rede esse servidor de
TS

> 2 - Bloquear toda conexão entrante ou sainte não autorizada.

Ao final da regra anterior, ressalto, APENAS NO FINAL, insira a regra

iptables -A INPUT -d <ip_do_server> -j DROP

Todas as demais conexões nas demais portas estarão trancadas...

para bloquear a saída da rede interna, utilize a tabela nat

iptables -t nat -A PREROUTING -p tcp -m multiport --dport x, y, z -j ACCEPT

Essa regra irá liberar a saída da rede para as portas x, y, z. Por fim, para
bloquear as saídas indesejadas

iptables -t nat -A PREROUTING -p ALL -j DROP

isso para a saída da rede interna, para a saída do próprio servidor

iptables -A OUTPUT -m multiport --dport x, y, z -j ACCEPT

libera a saída das portas x, y, z para o servidor

iptables -A OUTPUT -j DROP

bloqueia as demais saídas

> 3 - Controlar o acesso à internet por usuário e não por estação. Acho
> que seguindo o artigo do underlinux
> (http://underlinux.com.br/content/view/5819) eu consigo fazer isso..

Eu acho que consegue sim

Bom, claro que essas não serão as únicas regras do seu firewall. Precisa ver
como será seu squid para liberar as portas de acesso para o squid tb,
liberar o acesso ao servidor AD, etc...

Mas já é um começo.

Espero ter ajudado

Daniel