Re: Criar Firewall

Eu ando recomendando como ferramenta de firewall o Shorewall. Testei o
mesmo (curiosamente apenas para ajudar um amigo que não entende de
lhufas em linux) e acabei adotando para mim. A configuração é
simplérrima. Basicamente você define as "zonas" e depois define o que
cada uma pode acessar. Mais ou menos assim:

#Zona          Descrição
local            # Rede local
net              # Internet

O sistema já vem com as zonas fw e all (firewall e todasm
respectivamente) configuradas.
E depois as permissões

AllowPing   net        fw     # Permite que a internet ping o firewall
AllowSMB  local      fw     # Permite que a rede local acesse o samba
no servidor

E por aí vai ....

Fabiano