Re: Avaliaçã na Folha sobre o PC Popular (linux)

Rapaz,

On 2/22/06, zandre bran <zandrebran@gmail.com> wrote:
>  Durante os testes com três versões do Linux distribuídas nos computadores
> de preço baixo (Kurumin, Conectiva e Insigne), a reportagem encontrou
> dificuldade em realizar tarefas como instalar uma impressora, descarregar
> fotos de uma câmera digital e instalar e desinstalar programas.

Não sei o que foi que aconteceu nas máquinas deles. Na minha máquina
de casa tenho Debian BR-CDD instalado e não tive problema nenhum com
minha câmera digital. Comprei-a recentemente e já estava com o manual
em mãos na hora de baixar as fotos para o computador. Para minha
surpresa, quando conectei o cabo USB à maquina, uma caixa de diálogo
apareceu perguntando se eu queria baixar as fotos da máquina. Depois
de clicar em 'Sim', as miniaturas das fotos apareceram e todo o
trabalho que eu tive foi arrastar os arquivos para o sistema de
arquivos local.

Não sei nem qual o nome do programa que me ajudou. Isso é o que eu
chamaria de ubiqüidade e facilidade de instalação.

Depois de baixadas as fotos, publiquei-as na web facilmente para que
meus familiares pudessem ver as fotos de suas casas. Para isso
utilizei um servidor Apache, um servidor de qualidade industrial, o
mesmo utilizado por alguns grandes sites, rodando na minha máquina
mais modesta. A reportagem fala de dificuldade para instalar e
desinstalar programas? Esse servidor eu instalei com um único comando
que levou o sistema a baixar o código da rede e configurar tudo que
fosse necessário. É bem fácil para meus padrões, talvez o mais fácil
que eu consiga atualmente.

Abraço,

Thiago Arrais
--
Mergulhando no Caos - http://thiagoarrais.blogspot.com
Pensamentos, idéias e devaneios sobre desenvolvimento de software e