[meio Fora meio Topico] Recompilar kernel

Ola senhores.

Tenho um Lentium 90 em forma de laptop como 850 mb de hd.
Gostaria de coloca-lo na ativa. Para isso, logo de inicio, resolvi
recompilar o novo kernel, retirando os modulos e deixando o
absolutamente necessario. Infelizamente nao domino totalmente o
hardware, fora que sao centenas de opcoes.
Assim, preciso da ajuda de quem ja o fez. O que deixar? O que tirar? E
bobagem fazer isso?
Claro, depende da maquina, mas, por exemplo, saber onde posso e mais
importante, onde nao posso mexer ja e uma ajuda.
Conto com a experiência de voces.

Grato
Marcelo

obs. Necessariamente necessito de um kernel com suporte a USB e PCMCIA.
Infelizmente, varios problemas com a serie 2.4....