Re: [meio Fora meio Topico] Recompilar kernel

Olá,

Em 10/02/06, marcelo<tchelao@ib.usp.br> escreveu:
> Ola senhores.
>
> Tenho um Lentium 90 em forma de laptop como 850 mb de hd.
> Gostaria de coloca-lo na ativa. Para isso, logo de inicio, resolvi
> recompilar o novo kernel, retirando os modulos e deixando o
> absolutamente necessario. Infelizamente nao domino totalmente o
> hardware, fora que sao centenas de opcoes.
> Assim, preciso da ajuda de quem ja o fez. O que deixar? O que tirar? E
> bobagem fazer isso?
> Claro, depende da maquina, mas, por exemplo, saber onde posso e mais
> importante, onde nao posso mexer ja e uma ajuda.
> [...]

Vou tentar explicar ;]

1. Seu sistema pode ter um desempenho melhor com um kernel compilado
justamente para uma máquina específica contendo suporte apenas ao
hardware existente. Apesar do kernel Linux ser modular, o sistema
ocupa menos memória e tudo mais.

2. A idéia é compilar sem suporte a initrd ;]
2.1 Para fazer isso você precisa compilar o kernel com suporte
embutido a todo o hardware necessário no ato do boot da máquina, ou
seja, chipset de placa mãe, suporte a IDE e por ai vai.
2.2 Compilar como embutido ou como módulo? Compile como embutido (*) -
marque com asterisco - todo hardware necessário a todo o tempo na
máquina, como por exemplo IDE, chipset da placa mãe.. Compile como
módulo (M) marque com M na configuração - todo o hardware que pode ser
carregado um módulo de suporte apenas quando for necessário
utilizá-lo.. Ex: Uma placa de som!
2.3 Depois, remova todo o suporte a hardware que vc não for utilizar!
A compilação vai ser mais rápida, o consumo de memória na execução do
kernel vai ser menor.

Para reforçar, leia o seguinte artigo:
http://wiki.goes.eti.br/doku.php?id=articlecompilingkernel26

Na boa, é muito trampo fazer isso na minha opnião. Faça isso apenas
quando você precisar do desempenho máximo do hardware e do sistema.
Lembrando que o sistema operacional e suas ferramentas também deveriam
ser compilados especificamente para o hardware.. É trampo!

--
Um abraço,
Jonas Roberto de Goes Filho (sysdebug)