Duvidas de qmail (referentes a IP/DNS)

Galera, consegui instalar com sucesso o qmail no Debian sarge (pelo guia www.qmailrocks.org)
Estou com uma duvida que na verdade nao é bem referente ao qmail e sim a resolucao de nomes: qual a melhor maneira de configurar o client de email na parte para especificar o pop e o smtp ? Colocando o ip interno da máquina que está com o qmail (192.168.0.1), colocando o ip válido de internet (200.x.x.x) ou colocando o hostname mail.domain.com ? Eu sei que os 3 métodos funcionam bem só que queria saber se eu colocar o mail.domain.com ele ainda vai ter que fazer uma consulta de DNS fora da minha rede, perdendo alguns milisegundos, certo?

Desculpem por essa dúvida tao tosca mas é pq realmente estou na duvida sobre o que fazer e nao achei nada no google =/

Tnx!!