[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Re: Duvidas de qmail (referentes a IP/DNS)



fabio wrote:

Galera, consegui instalar com sucesso o qmail no Debian sarge (pelo guia www.qmailrocks.org <http://www.qmailrocks.org>) Estou com uma duvida que na verdade nao é bem referente ao qmail e sim a resolucao de nomes: qual a melhor maneira de configurar o client de email na parte para especificar o pop e o smtp ? Colocando o ip interno da máquina que está com o qmail (192.168.0.1), colocando o ip válido de internet (200.x.x.x) ou colocando o hostname mail.domain.com ? Eu sei que os 3 métodos funcionam bem só que queria saber se eu colocar o mail.domain.com ele ainda vai ter que fazer uma consulta de DNS fora da minha rede, perdendo alguns milisegundos, certo?

As pessoas poderiam acessar todas as páginas da internet apenas pelos IPs, mas imaginem que saco seria vc ter q lembrar desses maltidos numeros com pontinhos toda hora. É muito mais fácil vc lembrar de um nome usando palavras do que uma sequencia de numeros.

De quebra, ao usar o DNS, vc tem a liberdade de trocar o IP da máquina e o usuário nem percebe isso, pois não precisa reconfigurar nada.

Sobre as consultas ao DNS, isso não é desculpa :) - vc pode evitar que elas saiam constantemente pra um servidor de fora usando um cache de dns (pacote dnsmasq), que alias é bem fácil de configurar e, segundo menções aqui na lista, ajuda bastante. Normalmente o problema não é o tempo de resolução, mas sim a banda que isso ocupa.

Pessoalmente, eu colocaria o nome (mail.dominio.com.br), pois facilita a vida do usuário final (esconde as coisas feias), e te dá mais liberdade pra trabalhar 'escondidinho', sem atrapalhar ninguem. A unica coisa é garantir que o DNS vai estar rodando sempre... o que deve ser o seu caso.


Desculpem por essa dúvida tao tosca mas é pq realmente estou na duvida sobre o que fazer e nao achei nada no google =/

Que isso cara, dúvidas conceituais assim são bacanas pois permite que você veja os vários pontos de vista possíveis das diversas estratégias que se pode escolher. Sabendo o conceito temos plenas condições de tomar uma decisão sozinho; ai a gente pode recorrer a lista para trocar umas idéias com o pessoal mais experiente e confirmar ou não a idéia inicial...


Pra mandar pergunta pra lista, não precisa ser mestre dos magos; so tem que ter feito a lição de casa e não pode ter preguiça de pensar... :-)


Qquer coisa, manda outro e-mail que tentamos sanar as dúvidas.

--
Marcos



Reply to: